• EXPONOIVOS

10 TRADIÇÕES SOBRE CASAMENTOS

Quer seja tradicional ou moderno, na igreja ou outro ambiente, há tradições e detalhes que os noivos nunca esquecem.



1 - Posição da noiva e do noivo

A razão da noiva ficar do lado esquerdo do noivo teve origem na época dos anglo-saxões. O noivo temia o ataque dos inimigos e precisava deixar o braço direito livre para retirar a sua espada.

A tradição mantém se até hoje, embora os noivos não casem com espadas.


2 – Buquê da Noiva

Antigamente os buquês não tinham apenas flores, eram feitos com ervas e temperos para espantar os maus espíritos.

Hoje são elaborados ao detalhe de acordo com o tema e conceito do casamento, assim como, devem estar em conformidade com todo o styling da noiva.


3 - Lançar o buquê

O lançamento do buquê é desde a antiguidade sinónimo de partilha de felicidade entre a noiva e as amigas.

Atualmente as noivas não jogam o seu buquê, mas fazem um segundo buquê com o propósito de ser entregue. Também já não se usa o lançamento, as noivas de agora utilizam o jogo das fitinhas ou vendam os olhos e entregam em mão a quem estiver mais próximo.


4 – Ritual das Alianças

O uso da aliança de casamento faz parte da tradição cristã e era colocada no terceiro dedo da mão esquerda porque se dizia que havia uma veia direta para o coração.

Atualmente a aliança é colocada no dedo anelar.


5 - Carregar a noiva ao colo

Para evitar a má sorte, o noivo deve carregar a noiva até ao novo lar, para espantar a crença que se ela cair na porta de casa terá um casamento infeliz.

Não dispomos de dados atuais sobre esta tradição.


6 - Chuva de arroz

Da antiga China chegou uma das tradições mais antigas relacionadas com o casamento, a chuva de arroz. Sinónimo de fartura, prosperidade e fertilidade.

Atualmente embora ainda se use, em pequenas porções, o arroz, é muito comum ver-se bolinhas de sabão, pétalas e confettis


7 - Escolha dos padrinhos

Na antiguidade a escolha de um padrinho era na base de um bom amigo, muitas das vezes o melhor guerreiro tribal de forma a proteger a noiva de possíveis raptores.

Atualmente os padrinhos são os melhores amigos dos noivos, a família de coração.


8 - Véu na noiva

O uso do véu é um costume da antiga Grécia e foi criado para proteger a noiva do mau olhado e dos possíveis admiradores.

Hoje há muitas noivas que optam por outras soluções como tocados, coroas de flores e tiaras de brilhantes.


9 - Damas de honor

De acordo com a tradição chinesa, as noivas escolhiam para damas de honra as raparigas mais feias de forma a realçar a beleza da noiva. No brasil escolhem se crianças capa de revista para embelezar o casamento e nos EUA são as melhores amigas.

Em Portugal, uma das grandes tendências nos casamentos são as madrinhas ou damas de Honor. A noiva escolhe amigas especiais e juntas formam um verdadeiro clã de honra.

10 - Valsa

Já lá vai o tempo em que a pista abria com uma valsa deslumbrante protagonizada pelos noivos. A moda agora é um verdadeiro espetáculo que os noivos organizam com os melhores amigos para surpreender os restantes convidados.

Há inclusive quem contrate coreógrafos, professores de dança e se inspire nos inúmeros vídeos que existem no youtube com espetáculos de abertura de baile em casamentos.


0 comentário
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Fale com a EXPONOIVOS

Telf: 914632191

info@exponoivos.pt

Copyright © 2020 YN, Todos os direitos reservados.